sábado, 8 de junho de 2013

Eduardo Campos, cumpra sua palavra. Redução do preço da passagem, JÁ!

Para fazer campanha eleitoral, posando de sensível às causas sociais, Eduardo Campos veio a público e comprometeu-se com a redução das passagens de ônibus DESDE QUE o Governo Federal assumisse a responsabilidade em reduzir os impostos. Ou seja, jogando a culpa pelo alto preço da passagem e a responsabilidade com a sua redução, nas ações do governo federal – e olhe que à época ele pousava de fiel aliado e queridinho de Lula.

Eduardo mantém a mesma postura nesses sete anos de mandato: garantiu aos empresários de ônibus o superlucro com os altos preços das passagens, sem nenhuma obrigação em investir em qualidade do transporte. E, quando pressionado pelos protestos de estudantes contra os aumentos, jogava a batata quente no colo do governo federal, sempre ressuscitando o vídeo da campanha de 2010.

Aliás, em inserção recente do PSB, Eduardo usou o vídeo mais uma vez na tentativa de, em rede nacional, posar de bom moço para os desavisados brasileiros, projetando-se para 2014 e também, aproveitando para desgastar e culpar Dilma pelo prejuízo ao bolso do trabalhador. Certamente, o Governador de Pernambuco acreditou que a inflação impediria o Governo Federal de viabilizar a isenção de impostos para o transporte. Mas, também de olho em 2014, Dilma anunciou a desoneração do PIS/Cofins  e jogou para os Estados a responsabilidade com a redução no preço das passagens.

Essa semana, com o anuncio do Governo Federal sobre a isenção dos impostos, Eduardo Campos tratou logo de dizer que não haverá redução no Grande Recife e que só em janeiro é que discutirá preço de passagem. Eis a declaração do Governador, publicada no JC online, em 07/06/2013: “Desde que assumi o governo do Estado determinei que as passagens seriam reajustadas apenas pelo IPCA, uma única vez ao ano. Nada mais, nada menos. Então essa determinação vale mesmo com a desoneração do governo federal. Somente em janeiro, quando formos rever a tarifa, é que iremos considerar essa isenção. Não faremos antes”.

OXENTE!! Durante todos esses anos, Eduardo não disse que se o Governo Federal garantisse a redução dos impostos, reduziria o preço das passagens? Então, por que isso não vai ser feito AGORA?
A explicação é uma só e ela é bem simplesinha de entender: Comprometido em garantir o superlucro de um dos principais financiadores de suas campanhas eleitorais, os empresários do transporte, Eduardo não tem interesse em reduzir o preço da passagem. Pelo contrário, pelo menos até janeiro, Eduardo Campos garante aos empresários o lucro adicional da isenção do PIS/COFINS e a cobrança abusiva do alto preço da passagem na RMR.

Além disso, comprometido mais ainda com seu ambicioso projeto de ser presidente da República, Eduardo prefere não cumprir sua palavra e não reduzir o preço da passagem, já que o mérito, para esse feito, seria de Dilma, seu principal empecilho para alçar vôo nacional. 

E ele não está nem aí se, com isso, continuará prejudicando estudantes e trabalhadores pernambucanos com a passagem cara e a péssima qualidade do transporte. E nós, seguimos pagando o prejuízo e patrocinando o superlucro, esperando janeiro chegar?



Nenhum comentário: