quinta-feira, 30 de setembro de 2010

POR QUE EU VOTO EM ROBERTO LEANDRO PARA DEPUTADO ESTADUAL?

Porque sua trajetória política é marcada pela honestidade, ética, coerência e compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e da juventude, com a defesa dos direitos humanos. Roberto Leandro é a prova viva de que nem todo político é corrupto e que é possível, em política, ter princípios e preservá-los.

Quem diz isso não sou eu – uma eleitora cega, iludida (como alguns podem pensar). Mas sim, a atuação do próprio Roberto Leandro em cada combate político que participou. Destaco aqui, sua atuação na Assembléia Legislativa no primeiro mandato como Deputado Estadual, entre 2002 e 2006. Nesse período, participei de algumas lutas e testemunhei a militância de Roberto Leandro que ia além do gabinete e da tribuna da Assembléia. Esteve presente na luta contra o aumento de passagem em 2005 – sofrendo também a violência gratuita da polícia de Jarbas em frente ao Palácio do Governo. Foi atuante na Comissão de Defesa da Cidadania, defendo os direitos humanos. Sempre contribuiu para a organização de trabalhadores e estudantes, apoiando a luta pela construção de grêmios e sindicatos combativos. E defendeu o direito à terra para os que querem nela trabalhar e produzir – chegando a resistir, junto com trabalhadores sem terra contra uma desocupação, enfrentando, mais uma vez, a violência policial.

Se estas ações não são suficientes para se creditar um voto, então, o que dizer de um deputado que, em seu primeiro mandato, combate uma velha prática na Assembléia Legislativa? O JETON - uma verba extra que os parlamentares recebiam quando convocados durante o recesso. Roberto não só combateu como devolveu todos os Jetons que recebeu durante os quatro anos de mandato. Isso mesmo! DE-VOL-VEU! O que para muitos servia de grana extra, para ele era absurdo, e recusou.

Ele não conseguiu se reeleger em 2006. Como militante independente no PT, ou seja, sem se somar a nenhuma das tantas tendências do Partido, não obteve o espaço e apoio precisos para sua campanha atingir o quantitativo eleitoral necessário àquela salada-de-frutas que foi a coligação do PT em 2006 (só perdendo para atual). Em 2008, foi convidado a assumir a direção do DETRAN. E, nesse cargo administrativo, poderia ter passado despercebido, como muitos que ocuparam tal função. Mas, Roberto Leandro inovou e buscou beneficiar trabalhadores e estudantes pobres. Lançou o projeto Habilitação Popular e permitiu que trabalhadores desempregados e estudantes de escolas públicas tirassem a habilitação gratuitamente e contassem com mais essa ferramenta para competir no mercado de trabalho. Mas, apesar do sucesso (ou talvez por isso mesmo), Roberto Leandro não continuou no cargo.

Decidiu, então, valorizar mais sua trajetória política de mais de trinta anos (vinte deles no PT) e buscar outros ares para continuar lutando pelos seus ideais. Foi assim que, comungando das idéias de Marina Silva de construir um novo projeto político, ele também decide ingressar no PV, em 2009. E lança-se candidato a deputado estadual.

Quem conversou sobre política comigo nesses últimos meses, sabe que estava bastante tentada a, nessas eleições, votar NULO – CHAPA FECHADA! Movida pela descrença nos falsos amigos do povo, indignada com o cenário enlameado da política em cada canto desse país e decepcionada com as absurdas alianças partidárias e a falta de princípios e ideologia.

Mas, a candidatura de Roberto Leandro, sua trajetória e seu idealismo me tocam, me instigam e me fazem rever essa posição. Defendo com muita tranqüilidade o voto para ROBERTO LEANDRO DEPUTADO ESTADUAL, porque ele é movido por ideais e preserva princípios, o que torna possível manter a coerência em sua bela e respeitosa trajetória política.

E é por isso que eu voto ROBERTO LEANDRO PARA DEPUTADO ESTADUAL 43243